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domingo, 14 de maio de 2017

Federação propõe ciclismo como matéria nuclear dos currículos escolares

Federação propõe ciclismo como matéria nuclear dos currículos escolares

A Federação Portuguesa de Ciclismo enviou à Sociedade Portuguesa de Educação Física um documento defendendo a inclusão do ciclismo quotidiano como matéria nuclear dos currículos escolares. 

O parecer da Federação Portuguesa de Ciclismo surge durante o período de consulta sobre as aprendizagens essenciais de Educação Física, fundando-se na experiência da instituição que superintende o ciclismo em Portugal e no contributo de docentes de Educação Física. 

“Consideramos que, atualmente, a utilização da bicicleta ganha importância crescente, não apenas em contexto desportivo e recreativo, mas também no quotidiano. Como tal, a Escola deverá dar uma resposta efetiva para aumentar de forma significativa esta prática, em condições de segurança, com enormes vantagens ao nível da saúde, ambiente, mobilidade e economia”, lê-se na missiva que acompanha o parecer remetido à Sociedade Portuguesa de Educação Física. 

Este enquadramento e o facto de uma percentagem significativa das crianças portuguesas não saberem andar de bicicleta justificam que as técnicas básicas de utilização da bicicleta integrem as matérias escolares obrigatórias, de modo a que pedalar seja uma competência básica apreendida cada vez mais cedo pelos estudantes portugueses. 

“Pedalar é uma competência básica, que garante enormes benefícios ao longo da vida, para o indivíduo e para a sociedade, devendo ser uma prática generalizada. A Escola, enquanto instituição central na formação dos jovens, deverá contribuir para este desígnio, e estamos no momento certo para o fazer”, saliente o vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e coordenador do Programa Nacional Ciclismo para Todos, Sandro Araújo. 

A presença do ciclismo e das Federação nas escolas é cada vez mais notória. No âmbito do Programa Nacional Ciclismo para Todos, numa parceria entre a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Direção-Geral de Educação, têm vindo a ser desenvolvidas várias atividades para ensinar crianças a andar de bicicleta. Por outro lado, o projeto “O Ciclismo Vai Escola”, numa interligação entre a Federação, Associações Regionais de Ciclismo, Clubes, Autarquias e Agrupamentos Escolares, tem também permitido ensinar crianças a andar de bicicleta. 

MM

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