Powered By Blogger

terça-feira, 16 de maio de 2017

Cuidados ao trocar o carro pela bike

Cuidados ao trocar o carro pela bike
O verão inspira a busca por hábitos mais saudáveis como, por exemplo, trocar o carro pela bicicleta na hora de ir trabalhar. 
Mas essa decisão precisa ser pensada. 
Segundo Silvana Vertematti, cardiologista infantil e médica do exercício e do desporto do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos,  é preciso tomar alguns cuidados com a saúde e com a segurança no transporte.
“Antes de trocar o carro pela bicicleta, é importante se adequar aos novos hábitos e certificar-se que será uma boa alternativa também para a saúde”, ressalta.
O primeiro passo é verificar o trajecto.
 “É preciso avaliar o caminho, se há muita subida e descida, se há variações de piso e até mesmo se há segurança no trecho, pois todos os pequenos obstáculos irão reflectir no cansaço e nas dores do corpo”, explica a cardiologista.
 “Se a pessoa não está acostumada a uma actividade física, não deve pedalar muitos quilómetros de uma única vez, porque os efeitos físicos serão sentidos”.
Imagem relacionada
Como toda actividade física, andar de bicicleta também deve ser um processo gradual. 
“As primeiras viagens devem ser mais curtas para não desistir na primeira semana até o corpo se acostumar com o novo hábito, pois dores e incómodos vão aparecer e é preciso ter força de vontade para continuar”, lembra a médica.
Além do trajecto, o que se carrega (bolsas e mochilas) e a forma como o material é transportado também interfere.
 “Andar de bicicleta carregando muito peso, além de machucar as costas, pode fazer com que se perca o equilíbrio, acarretando numa queda”, alerta Silvana Vertematti.

Também é fundamental uma alimentação saudável, se hidratar durante o percurso e trafegar com segurança. 
Se a preferência for pela bicicleta elétrica, ela não contará com as mesmas funcionalidades ergométricas do que o modelo convencional, mas os cuidados devem ser os mesmos, ressalta a especialista.
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.