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sábado, 13 de agosto de 2016

Cabos de Aço.

Os cabos de aço cumprem um papel fundamental no funcionamento da bike: a partir deles acionamos marchas e travões.
Por isso, mantê-los em bom estado garante uma troca de marchas precisa e, principalmente, garante que os freios estarão lá quando você precisar!
Cabos de Aço
Os principais problemas a que os cabos estão sujeitos são a desfiação junto ao ponto de fixação, e a ferrugem ou oxidação por corrosão.

Verificação da
Conservação

Para verificar o estado de conservação dos cabos, observe se eles não estão começando a desfiar nos pontos de fixação, junto aos travões e aos desviadores.
Caso isso esteja ocorrendo, é necessário trocá-los.
Além disso, você deve analisar os pontos onde os cabos estão expostos, verificando se há ferrugem, sinal de corrosão ou algum defeito visível.
Se estiverem com algum problema, talvez seja prudente substituí-los em breve.
Algumas bicicletas têm um sistema fechado, o conduíte direto de uma ponta a outra do cabo, ou uma capa de plástico, por toda a extensão dos cabos; nestes sistemas, menos afetados pela água e sujeira, a manutenção pode ser realizada em uma oficina especializada, durante uma revisão mais pesada da bike.

Limpeza e Lubrificação

Para limpeza e lubrificação, você precisará de um pano e óleo (o mesmo da corrente).
Evite usar graxa, pois ela favorece o acúmulo de sujeira: use-a somente se o conduíte não possuir revestimento interno de plástico.
Nos sistemas atuais, porém, o conduíte tem revestimento interno de plástico e cabo de aço inox, e neste caso a lubrificação não é recomendada, exceto após pedalar em condições extremas, por exemplo: com muita chuva e lama.
Os cabos com cobertura de teflon (aqueles pretos) não devem receber lubrificação em nenhuma situação.
O primeiro passo para realizar a limpeza e lubrificação é deixar os cabos frouxos.
 No caso dos cabos do desviador, posicione as marchas
Os cabos de aço cumprem um papel fundamental no funcionamento da bike: a partir deles acionamos mudanças e travões.
Por isso, mantê-los em bom estado garante uma troca de marchas precisa e, principalmente, garante que os travões estarão lá quando você precisar! para a coroa maior, na frente, e o pinhão maior, atrás; então solte as marchas sem pedalar (para trocadores dual control é o inverso: coroa menor e pinhão menor).
No caso dos travões, há três possibilidades: Se for freio v-brake, é só desencaixar o tubo curvado e abrir o freio, que já terá a folga necessária. Se for freio a disco mecânico – ou seja, puxado a cabo – você deve soltar o cabo no manete. 
No caso de ser ferradura (speed), geralmente há alguma forma de liberar o cabo, seja no manete (Campagnolo), ou no freio, que costuma ter alguma alavanca para isso.
Com os cabos frouxos, retire os conduítes dos encaixes no quadro, uma linha de cada vez (câmbio dianteiro, desviador traseiro, travão dianteiro e travão traseiro), fazendo o cabo passar pelos rasgos do encaixe.
Dessa forma o conduíte fica liberado, e você consegue expor melhor o cabo de aço.
Aproveite esta folga para limpar os cabos: faça o conduíte escorregar de um lado para o outro, enquanto segura o cabo com um pano acompanhando o movimento.
Após a limpeza, aplique algumas gotas de óleo no cabo e tire o excesso com um pano.
Volte os conduítes aos seus lugares, e teste o sistema para confirmar se está tudo no lugar.
Pronto!
Agora é só sair tranquilo para um pedal, com a certeza de que os cabos estão em ordem. 
MM

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