Powered By Blogger

terça-feira, 26 de julho de 2016

78ª Volta a Portugal Santander Totta

Etapa a etapa
78ª Volta a Portugal Santander Totta corre-se entre 27 de julho e 7 de agosto. A prova vai levar às estradas o calor da competição e as emoções de um grande e itinerante festival em permanente animação organizado pela Podium Events.

No ano em que Sporting e o Porto regressam às estradas, aumentando ainda mais as expectativas sobre a prova, Gustavo Veloso, o vencedor repetente dos dois últimos anos, surge novamente entre o lote de favoritos que deseja marcar a chegada a Lisboa com um triunfo na maior competição organizada no verão português.

18 equipas, das mais diversas geografias mundiais, inscreveram 144 competidores para alinharem no percurso desenhado entre Oliveira de Azeméis e Lisboa num total de 1618,7 KM que se vai fazer em 11 dias de competição - 1 prólogo e 10 etapas - como Dia de Descanso marcado para Viseu.

Mapa de Etapas - A primeira semana

Tudo começa,este ano,a 27 de julho, em Oliveira de Azeméis. O município que “é Desporto” marca o início da 78ª Volta a Portugal Santander Totta ao reservar as artérias centrais da cidade para o Prólogo que, em 3,6 KM, vai definir a classificação inicial e a primeira Camisola Amarela. 

No dia seguinte, em Ovar, junto à praia do Furadouro, como já aconteceu em 2015, vai partir a 1ª etapa. São 167,4 KM até ao centro de Braga com o pelotão a percorrer um circuito final que passa duas vezes pelo Bom Jesus e pelo Sameiro.

O Minho continuará a ser cenário da Volta na 2ª etapa entre Viana do Castelo e Fafe. A expectativa para estes 160 KM, que cruzam o Parque Natural da Peneda Gerês, é enorme porque às dificuldades da montanha junta-se o inédito piso em terra (2,2 Km) de um dos troços mais famosos do Rally de Portugal. Será um momento que não vai deixar indiferentes nem corredores nem o muito público que se vai concentrar no fantástico “Salto da Pedra Sentada”, onde haverá contagem para o Prémio de Montanha de 2ª categoria. Estão previstas muitas emoções antes da sempre espetacular chegada a Fafe.

Com a3ª etapa, a prova entra no Nordeste Transmontano. Em Montalegre começam quase 160 KM marcados, ao nível das principais dificuldades, pela travessia da Serra de Bornes, uma contagem de 2ª categoria a cerca de 36 KM para a meta em Macedo de Cavaleiros. Desde 1997 que a cidade não recebe uma chegada da Volta.

A etapa da Srª da Graça é sempre um dia especial e, desta vez, coincide com o domingo do último dia de julho. Bragança dará a partida desta4ª etapa que vai levar a 78ª Volta a Portugal Santander Totta até à sempre aguardada subida ao alto da Srª da Graça, em Mondim de Basto. Serão percorridos quase 192 KM com muita e difícil montanha sobretudo na segunda metade da tirada.

Para terminar a fase inicial da competição, e antes do Dia de Descanso, a Volta regressa, cinco anos depois, a Lamego. A segunda maior cidade do Distrito de Viseu será ponto de partida da 5ª e mais pequena etapaem linha desta edição. Entre Lamego e Viseu serão percorridos apenas 153,2KM, mas atenção às sempre complicadas travessias da serra de São Macário e Arada.

Ao sétimo dia, 2 de agosto, a competição tira folga em Viseu onde a organização terá diversas e animadas iniciativas para os amantes do ciclismo.

Mapa de Etapas - A segunda e decisiva semana

Após a jornada de repouso,78ª Volta a Portugal Santander Totta regressa à estrada com uma das mais difíceis etapas dos últimos anos. Território de emocionantes discussões pelo título de “Rei da Volta” e “Rei dos Trepadores”, a Serra da Estrela será o cenário privilegiado da 6ª etapa que, partindo de Belmonte vai levar o pelotão a passar duas vezes pelo topo do território continental antes de chegar à Guarda.

Este arranque da segunda metade da Volta com quase 174 KM é vincado sobretudo pela passagem na Covilhã e pela subida às Penhas da Saúde e à Torre, esta última caracterizada, como sempre, por uma contagem de Categoria Especial.Para compensar o esforço da subida, os corredores descem logo depois à Lagoa Comprida seguindo por Seia, de onde voltam a escalar a serra pelo Sabugueiro até passar novamente na Torre onde haverá uma segunda contagem de Montanha Especial. Sem tempo para recuperar energia, o trajeto seguirá depois na direção de Piornos e Manteigas, passando pela Albufeira da Barragem do Caldeirão antes de terminar na Guarda.

Figueira de Castelo Rodrigo não surge no mapa da Volta há quase 20 anos, desde 1997, mas no próximo 4 de agosto regressa para dar a partida da 7ª etapa. É na vila do Distrito da Guarda que começa a ligação de 182 KM que leva a prova até Castelo Branco.

Cada vez mais perto do fim, a 78ª Volta a Portugal Santander Totta continuará a surpreender. Os pontos de partida e chegada da 8ª etapa, Nazaré e Arruda dos Vinhos, são uma verdadeira novidade nos quase 90 anos de competição, uma vez que nunca integraram o percurso.

Nota redação: É importante referir que a Volta nasceu em 1927 mas ao longo do historial devido a diversos motivos políticos e sociais houve algumas interrupções na organização.

No início do dia a caravana instala-se no Sítio da Nazaré, o emblemático centro histórico da vila nazarena. O pelotão nesta antepenúltima etapa, a mais longa desta edição, vai percorrer 208,5KMna região oeste até Arruda dos Vinhos. Há cinco anos que a Volta a Portugal não tinha uma tirada tão longa.

No sábado, 6 de agosto, a prova regressa finalmente às estradas alentejanas, arredadas há muito tempo da prova.A partida da 9ª etapa será em Alcácer do Sal e terá passagens em Montemor-o-Novo e Vendas Novas. Após 187,5KMeste dia estará concluído em Setúbal, algo que já não acontecia há quatro décadas e meia. Antes de chegar à Cidade Europeia do Desporto 2016, a emblemática Serra da Arrábida vai assistir à discussão do derradeiro Prémio de Montanha que vai confirmar o nome do novo “Rei dos Trepadores”.

Por fim, faltarão apenas os 32 KM do contrarrelógio final da 10ª etapa para estar definido o vencedor da 78ª Volta a Portugal Santander Totta. A luta contra o cronómetro terá início em Vila Franca de Xira e vai trazer os sobreviventes da competição até à Praça do Comércio, em Lisboa.Com a passagem no triunfal arco da Rua Augusta e a meta instalada numa das mais majestosas praças portuguesas e do mundo estará concluído o percurso de 1618,7 KM da 78ª Volta a Portugal Santander Totta.

Toda a informação disponível para download até 13 junho 2016 em https://we.tl/cBNKkKeyOa.

www.volta-portugal.pt
facebook.com/voltaaportugal
youtube.com/voltaportugal
twitter.com/VoltaPortugal
instagram.com/voltaportugal
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.