Powered By Blogger

domingo, 3 de abril de 2016

ROTA PARA CICLOTURISTAS ENTRE SAGRES E CAMINHA JÁ NO PRÓXIMO VERÃO.

Ilha do Pessegueiro (Foto-Borja Dacasa Pereira) site
A rota para cicloturistas Eurovelo 1 vai ser oficialmente prolongada a partir de 01 de junho próximo, com a inclusão no seu traçado do percurso pelo litoral português entre Sagres e Caminha.
(Foto:ECF) (Foto de destaque: Borja Dacasa Pereira)
A decisão coube à Federação Europeia de Ciclistas (ECF, na sigla inglesa), que gere a rede Eurovelo, destinada ao turismo de bicicleta e a viagens curtas, como as deslocações casa-trabalho, e que totalizará cerca de 70 mil quilómetros distribuídos por 42 países quando ficar concluída, em 2020.
Até agora, Portugal apenas tinha incluído naquela rede o percurso entre Vila Real de Santo António e Sagres, uma extensão de 200 quilómetros integrados na rota Eurovelo 1, que, com o prolongamento por toda a costa ocidental portuguesa (mais de 1000 quilómetros), passará a ter um total de 9.000 quilómetros, que começam em Nordkap, no extremo norte da Noruega, passando depois pela Escócia, Irlanda do Norte, Irlanda, País de Gales, Inglaterra, França e Espanha.
O prolongamento da rota cicloturística entre Sagres e a fronteira com província espanhola da Galiza resulta da candidatura apresentada pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), que tem agora até ao início de junho para instalar a sinalética que vai indicar o percurso no terreno.
O traçado será instalado em vias já existentes, como ciclovias, ecovias ou estradas, neste caso com baixa densidade de tráfego, e terá sinais a identificar a rota e as principais caraterísticas dos locais por onde passa.
A informação também estará disponível em formato digital, para ser usada em computadores, smartphones ou outros equipamentos eletrónicos, disponível numa página da internet que será igualmente criada pela FPCUB.
O percurso Sagres-Caminha será dividido em 17 secções, que terão entre 60 a 70 km cada uma, a distância considerada recomendável para um cicloturista cumprir tranquilamente num dia.
Um estudo da Comissão Europeia calculou em 2 295 milhões o número de viagens de turismo em bicicleta efetuadas anualmente na Europa, o que corresponde a 44 mil milhões de euros por ano. É este o valor estimado do total das viagens de cicloturismo interno e internacional.
O número de cicloturistas cujas viagens incluem pernoita é de 20,4 milhões, correspondendo a cerca de 9 mil milhões de euros de receita por ano.
Em: /rota-cicloturistas-sagres-caminha-ja-no-proximo-verao/
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.