Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Dia Mundial da actividade fisica.

Neste dia, que se comemora o Dia Mundial da Atividade Física, vamos falar um pouco sobre a importância de se movimentar no dia-a-dia.

Atividade física, pode ser definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica, envolvendo gasto de energia.
São exemplos de atividades físicas:

Evolutivamente falando, nosso corpo foi projetado para a prática de atividades físicas. Conforme o documentário: Como nos tornamos humanos? que ganhei da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) como brinde, mostra os Homo erectus, hominídeos que viviam sobre árvores nas savanas africanas, eram muito predados e se alimentavam basicamente de frutas. No entanto, o aumento da caixa craniana, indica que houve um aumento no tamanho do cérebro que apesar de equivaler a 2,5% da massa corporal, consome mais de 25% da energia produzida pelo corpo e isso obrigou esses hominídeos a buscar formas mais gordurosas de alimentação, ou seja, carne.
Para isso, desenvolveram uma estratégia muito simples: a maratona. Ou seja, a postura ereta, a ausência de pelos no corpo, o tendão de Aquiles flexível e a articulação móvel no joelho levou esses indivíduos a caçarem na hora do meio dia, enquanto todos os predadores descansavam na sombra. Eles corriam atrás da presa por até 2h, quando o animal caia morto no chão de desidratação, eles aproveitavam para comer o cérebro, o fígado e o pulmão, e dessa forma obter energia para sobreviver. Foi a partir desse momento, que passamos de presa para predador.

Como pudemos perceber com essas evidências, nosso corpo foi projetado para não ficar parado. Entre os principais benefícios das atividades físicas, podemos destacar:

Para as pessoas que alegam não ter tempo para praticar atividades físicas, #ficaadica
Entre as atividades físicas que eu mais gosto de praticar, estão andar de bicicleta e pilates.





MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.