Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Constrói um sidecar para a tua bike

Este sidecar serve para transportar uma criança de 3 anos nas ciclovias.


Foi construído a partir de um quadro de aço, com uma carroçaria em madeira e acrílico. Osidecar esta fixo ao quadro da bike mas permite oscilar consoante o piso onde circula.
Segurança.
O sidecar foi equipado com um cinto para ajudar o passageiro permanecer com segurança no assento. Um guarda lamas também foi montado ao lado da bicicleta da roda traseira para impedir possíveis acidentes entre a criança e os raios.
Passo nº1 – Quadro
O quadro foi feito a partir de 25 milímetros de ferro com ângulo de 3mm de espessura. O ângulo foi reduzido para as dimensões indicadas no desenho CAD. As peças foram soldadas entre si.
Passo nº2 – Roda
Precisa de uma roda de 20″ de bicicleta. A montagem foi entalhada para permitir algum ajuste a altura certa, mas este poderia ser omitido se você souber a medida certa da bike onde quer montar o sidecar.  A roda fixa simplesmente ao quadro com um aperto rápido.
Passo nº3 – Carroçaria
A carroçaria foi feita de madeira Contraplacado. 12 milímetros de espessura de madeira Contraplacado para a base e cobertura. 4 milímetros contraplacado para os lados curvos. As dimensões totais foram 850 milímetros de comprimento, por 300 milímetros de largura. Alguns suportes de metal foram utilizados no interior para ajudar a manter as coisas no lugar.
Passo nº4 – Acabamentos da carroçaria
O guarda lamas são dois semi-círculos de 12mm contraplacado e fixado com parafusos e cola.Não está fixado a carroçaria mas sim ao quadro, ajudando assim todo serviço de manutenção sem ser preciso remover remover toda a carroçaria.
Para finalizar foi montado um acrilico a frente para mais conforto para o passageiro, foi montado um banco com algum enchimento de espuma (podem utilizar qualquer coisa que ajuda amortecer os impactos do piso). Pintou-se o sidecar, com duas passagens.
Passo nº5 – Fixar a bike
Há várias formas de fixar o sidecar, a mais simples é com dois grampos que fixam no quadro da bike entre o eixo pedaleiro e o eixo da roda traseira.
Para os interessados há muitos projectos de sidecars para bikes façam uma pesquisa na net, eu gostei deste por ser mais simples. Boas pedaladas.
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.