Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Como ajustar a pré-carga da suspensão traseira de uma Mountainbike.

Este é um item negligenciado com muita frequência por muitos ciclistas iniciantes e até por alguns mais experientes. Não adianta nada você investir muito na sua bike se ela não vai ter a eficiência na trilha pela qual você pagou. 
Ajustar a pré-carga é o mínimo que você deve fazer antes de subir na bike para pedalar e deve ser visto de tempos em tempos, já que o shock tende a perder pressão com o tempo ou a mola pode fatigar.

Antes de começar, esteja vestido com o equipamento com que você costuma pedalar (inclusive sua mochila com ferramentas e água), já que  você vai ajustar o shock traseiro baseado no peso que a bike vai carregar.

 É uma boa ideia fazer este ajuste antes de pedalar, mas leve junto para a trilha uma bomba de ar para a suspensão, para que você possa fazer ajustes.

Como ajustar a pré-carga da suspensão traseira de sua Mountainbike

É sempre bom ter alguém por perto para te ajudar no processo, mas é possível ajustar sozinho a pré-carga com o guiador apoiado na parede.

Comece medindo a haste de curso da suspensão traseira. 

A parte de cor metálica que se move para dentro do shock. Divida por quatro a medida para ter o valor da pré-carga.
Como ajustar a pré-carga da suspensão traseira de sua Mountainbike


Para o melhor desempenho você precisa de uma pré-carga de 25%, mas algumas bikes de estilo mais agressivo de pilotagem, como as de dowhnhill, podem rodar com uma pré-carga de 30%.

A maioria dos shocks tem um anel de borracha ou espuma que auxilia o ciclista a medir a pré-carga. Caso seu shock não tenha este anel, não use fitas de nylon e muito menos, deixe estas fitas na suspensão, pois a sujeira acumulada junto com a dureza do plástico vai arranhar a superfície da haste, o que vai ser bem caro para trocar.

Abra todo o ajuste de compressão (deixando ela mole) e coloque o anel de borracha no zero. 

Monte em sua bike suavemente para ela não se mover para baixo e para cima novamente (usando seu equipamento de pedalada) e fique em pé. 
Tente não pressionar a bike para baixo. 
Você estará medindo seu peso na posição em pé.

Desça da bike cuidadosamente e meça a distância da pré-carga através do anel de borracha. 

Se medir mais ou menos do que um quarto da haste, você precisa ajustar a pressão. 
Para a maioria dos ciclistas usando suspensão traseira a ar, 150 a 200psi vão dar os 25% de pré-carga. 
Se você não tem ideia alguma de qual a pressão deve rodar no shock, bombeie ou solte o ar até chegar na marca de 150psi. Depois, adicione ou retire 25 a 50psi de cada vez até chegar aos 25% de pré-carga. Você vai precisar repetir o processo de subir e descer da bike algumas vezes para medir e ajustar.
Como ajustar a pré-carga da suspensão traseira de sua Mountainbike


Para shocks a mola, você pode fazer ajustes precisos usando o disco de ajuste da pré-carga, mas caso não atinja os 25%, provavelmente terá que comprar uma mola mais dura ou mais mole dependendo do seu peso. Isto pode ser avaliado por qualquer loja especializada.

MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.