Powered By Blogger

sábado, 23 de abril de 2016

Bombeiros de Vila Viçosa com projeto inovador para estarem mais próximo das populações

Os Bombeiros de Vila Viçosa vão dispor de um novo serviço que vai ser apresentado à população do concelho, no próximo dia 25 de abril.
Trata-se do projeto “Bombeiros sobre Rodas” que promete estar mais perto das populações com uma intervenção rápida, eficaz e atempada, na prestação dos primeiros socorros.
A Rádio Campanário foi conhecer o projeto e os seus objetivos, tendo falado com o 2º Comandante dos Bombeiros de Vila Viçosa Nuno Pinheiro que realçou que o projeto foi uma ideia da JuveBombeiros calipolense, que depois de elaborado, foi apresentado à direção que o acarinhou.   
Nuno Pinheiro refere que foi feita uma análise do projeto pelo Comando e pela Direção, tendo sido verificado que havia quatro pilares, três favoráveis e um desfavorável. Explica que os favoráveis estavam relacionados com “a criatividade de um grupo jovem, com vontade, com interesse, e qualquer Comando e Direção gosta de ter os jovens a participar na corporação, (…) vermos a participação deles na comunidade e no concelho e a criatividade de poder chamar novos jovens para a nossa corporação, que bastante precisamos (…)”. O terceiro pilar assenta no facto dos exercícios poderem ”acontecer no nosso concelho porque estes bombeiros sobre rodas vão acompanhar” as iniciativas que venham a ocorrer, estamos muito contentes de ver os jovens do nosso concelho terem ideias e criatividade”.
O 2º Comandante acrescenta que o projeto proporciona “que o doente fique com mais serviço, com melhor qualidade e quando eles andarem na rua, se houver alguma ocorrência estão mais próximos das pessoas”.
Nuno Pinheiro conta que quando o projeto foi apresentado, a questão financeira foi “o pilar desfavorável porque a associação tem grandes dificuldades e não podia suportar uma despesa de 3 mil euros, nomeadamente a compra das bicicletas, o fardamento, o equipamento que está dentro das bolsas para fazerem a primeira triagem”.
Instado, diz que o projeto só avançou devido ao apoio de patrocinadores, mas também “de alguma verba” disponibilizada pela própria associação.
À reportagem da Rádio Campanário, o Delegado da JuveBombeiros, João Teodósio, refere que este projeto é o resultado do trabalho desenvolvido, “apesar de termos tido muito trabalho (…) estamos a ver que o nosso trabalho está a dar resultado, está a ir para a frente. Acho que toda a nossa equipa e todos os aderentes estão a gostar das ideias e do modo de funcionamento que estamos a ter e da imagem que estamos a trespassar”.
Explica que o objetivo do Bombeiros sobre Rodas passa por “fazer o acompanhamento dos eventos e caso surja uma ocorrência, podemos estar logo no local e dar uma resposta muito mais rápida à ocorrência e depois fazer-se então a ativação de meios para o local, caso seja necessário. Pensamos que é uma mais valia em termos de socorro para a população e também acaba por ter várias vertentes, dinamizar entre os bombeiros e a população e a vertente do socorro será muito mais rápida”.
Questionado, avança que no próximo dia 25 de abril vai ser apresentado oficialmente o projeto “e no dia 28 de abril vamos fazer o acompanhamento do Encontro de Moral que se vai realizar em Vila Viçosa no Largo dos Capuchos (…) vamos estar presentes com duas bicicletas” porque em outros anos foi necessário prestar assistência a alunos “que se sentiram mal e foi necessário a presença de uma ambulância para prestar socorro”. Acrescenta que no dia 1 de maio também acompanharão a Caminhada do Dia da Mãe (…) “quando as freguesias do nosso concelho fizerem alguns eventos, nós também pretendemos estar presentes e aí é um socorro maior (…)”.
João Teodósio diz ainda que “todos os equipamentos que estão nas bicicletas, são os mesmos que se encontram nas malas de avaliação das ambulâncias”.
Finaliza dizendo que os bombeiros não são só fogos ou saúde, “podemos fazer variadíssimas atividades”.
Em: http://www.radiocampanario.com/r/index.php/reportagens1/7534-bombeiros-de-vila-vicosa-com-projeto-inovador-para-estarem-mais-proximo-das-populacoes-c-som-e-fotos
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.