Powered By Blogger

domingo, 27 de março de 2016

Gil Sotero.

Fotógrafo Gil Sotero reuniu imagens de ciclistas urbanos na exposição BH Cycle Chic.


 (Gil Sotero/Divulgação)
                  Debaixo de chuva ou de sol, frio ou calor, muita gente em Belo Horizonte não abriu mão da bicicleta como meio de transporte. E em agosto, essas pessoas poderam ser encontradas em um outro lugar além das ruas. É que o jornalista e fotógrafo Gil Sotero, que tem coleção de bikes e todos os dias atravessa a cidade sobre duas rodas, começou a fotografar ciclistas que usam a bicicleta no dia a dia, não especificamente como diversão ou esporte, mas para ir para o serviço ou para a escola. O trabalho dele resultou na exposição BH Cycle Chic, aberta nessa terça-feira no Centro de Referência de Moda, na Rua da Bahia, 1149, no Centro.


“A exposição mostra o estilo de pessoas que já deixaram os carros e utilizam bicicletas em deslocamentos pela região central de Belo horizonte”, conta o fotógrafo. A exposição é integrada ao Slow Week, evento da 1ª Semana de Moda, Ética e  Sustentabilidade.
 
O Projeto BH Cycle Chic é inspirado no trabalho de outro fotógrafo e também ciclista, o dinamarquês Mikael Colville-Andersen, que em 2006 criou o blog Copenhagen Cycle Chic. O objetivo era o registro do estilo dos ciclistas no cotidiano da cidade. O projeto repercutiu e hoje existem várias “franquias” pelo mundo afora.

Em BH, o projeto nasceu em 2013. “As bicicletas estão voltando ao cenário urbano devido à decadência e perda da qualidade de vida por causa do excesso de carros. Porém, no imaginário popular ainda é reproduzido a ideia da bicicleta associada a esporte ou lazer. Na verdade ela nunca deixou de ser utilizada como meio de transporte, mas sua representação na mídia só a contextualizava em eventos esportivos ou de lazer. O BH Cycle Chic é um registro de muitas pessoas que já utilizam a magrela para ir a escola, trabalho, padaria, etc. Sem perder seu estilo e tão pouco adotar um visual de ciclista esportivo”, conta Sotero.
 
O fotógrafo ainda comenta que começou a registrar as pessoas pedalando pelo centro da cidade e que depois começou a entrevistá-las.
 “A exposição é um pouco desse registro e espero que incentive mais pessoas a usarem a bicicleta em BH”, declara Sotero.

BH Cycle Chic – Exposição

Centro de Referência de Moda – Rua Bahia, 1149 – Centro. Horário de Funcionamento: 3ª a 6ª das 9h às 21h, sáb. e dom. das 10h às 14h.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.