Powered By Blogger

domingo, 21 de fevereiro de 2016

CICLISTA BARRIGUDO?

20144408_222762_670
Entenda um pouco mais sobre a respiração abdominal que deixa alguns atletas profissionais com a aparência de “gordo”

20144408_222762_670
Ao observarmos algumas imagens de provas de ciclismo do pelotão Pro Tour nos deparamos com algumas situações intrigantes, que a princípio nos deixa com certa curiosidade. Afinal, o que acontece com alguns ciclistas que aparecem nestas imagens com a barriga grande e apresentando até a aparência de “gordo”? Porém, se observarmos que nem sempre para estar acima do peso precisamos ter uma barriga mais avantajada ou que ter barriga não é um “privilegio” apenas de pessoas sobrepeso, mesmo que pessoas com estas características tenha uma maior predisposição a ter digamos que a famosa barriga, logo iremos então procurar subsídios teóricos que nos apresente o motivo pelo qual Fabian Cancellara, Bradley Winggis, Nairo Quintana e outros ciclistas aparecem com uma barriga talvez maior do que o normal para um atleta praticante de ciclismo de alta performance.
WATSON_00003382-052-659x440
WATSON_00003382-052-659x440
Em estudos podemos descobrir que o que justifica tal situação é a respiração abdominal que a maioria dos atletas de alto rendimento realiza, diferenciada fisiologicamente e anatomicamente da respiração pulmonar, que é a respiração que a grande maioria dos atletas conhece e realiza. A respiração pulmonar é realizada com o ato de inflar os pulmões usando a musculatura do tórax, e a respiração abdominal é realizada através da ação dos músculos abdominais e do diafragma.
Fisiologicamente explicando a respiração abdominal oferece ao atleta uma maior demanda de oxigênio, onde “o músculo abdominal e o diafragma formam um vácuo durante a respiração com suas contrações, o que ajuda a encher o pulmão com mais facilidade e com maior volume de ar”¹. Levando em consideração e a grosso modo, que o oxigênio é um dos responsáveis por nossa resistência, ao termos uma maior oferta de oxigênio teremos também uma maior resistência correto?! Além de uma melhora em nossa capacidade pulmonar o que também é um fator que influencia diretamente em nosso desempenho.
Além de esclarecer o porquê alguns ciclistas nos apresentam algumas características inusitadas, fica também uma dica que pode trazer grandes benefícios ao seu desempenho.
Em: http://treinodeciclismo.com.br/2016/02/18/ciclista-barrigudo/
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.