Powered By Blogger

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Ciclistas londrinos seis vezes mais saudáveis que utilizadores de outros transportes.

Os londrinos que se deslocam de bicicleta têm seis vezes menos problemas de saúde do que os habitantes da capital britânica que usam os transportes públicos ou o automóvel, concluiu uma investigação realizada pela Universidade de Brunel.
(Foto:http://www.clubciclistalosalcazares.es)
Entre os ciclistas, a média de exercício semanal de pelo menos 150 minutos recomendada pela Organização Mundial de Saúde e pelo Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) tem uma taxa de cumprimento quatro vezes superior a quem se desloca noutros transportes, constataram ainda os cientistas, de acordo com o jornal Evening Standard.
O estudo sobre a atividade física dos londrinos publicado no Jornal de Saúde Pública e realizado pela Sport England teve como objetivo comparar as pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte e as restantes.
Glenn Stewart, que usou o estudo como parte da sua tese de doutoramento, mostrou-se “surpreendido com a dimensão do efeito” positivo que acarreta o ciclismo no dia-a-dia.
As pessoas vão adiando a decisão de fazerem atividade física nos tais 150 minutos por semana, mas se andarem de bicicleta 15 minutos em cinco dias da semana, o objetivo está atingido, acentuou.
Na sua opinião, está claro que o uso da bicicleta tem um “enorme potencial para os decisores na área da saúde pública como forma de tornar as pessoas mais aptas”.
“Setenta por cento do orçamento do NHS é gasto em medidas de longo prazo e 20 a 40 por cento dessa verba pode ser reduzida ou minorada pela atividade física”, acrescentou o investigador.
“A atividade física é uma coisa muito boa. O ciclismo e as deslocações ativas são coisas muito boas”, prosseguiu, recordando que mais de metade das mortes prematuras em Londres são devidas à poluição do ar.
Ciclismo Londres
Perante esta realidade, a mensagem deve ser: “Se não querem ficar doentes e sobrecarregar o Serviço Nacional de Saúde, desloquem-se de forma ativa”, considerou Glenn Stewart.
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.