Powered By Blogger

sábado, 2 de janeiro de 2016

Bicicleta proposta para Nobel da Paz 2016

Bicicleta a Nobel da Paz
A bicicleta vai ser proposta para ser galardoada com o Prémio Nobel da Paz 2016 por dois apresentadores de rádio italianos, que já estão a recolher assinaturas numa petição que vão dirigir ao comité norueguês que atribui o mais prestigiado prémio do mundo.
A bicicleta “é o mais democrático dos meios de transporte disponíveis para a humanidade”, defendem Massimo Cirri e Sara Zambotti, locutores do popular programa Caterpillar da estação pública italiana Rai 2.
De acordo com a britânica BBC News, as assinaturas recolhidas serão entregues ao Comité Nobel em fevereiro.
Os dois animadores de rádio realçam que a bicicleta é um “instrumento de paz”, que “não causa guerras”, ao contrário do petróleo.
Cada quilómetro de bicicleta produz um benefício de 0,16 euros para a sociedade, ao contrário do automóvel, que gera elevados custos sociais, acrescentam.
A ausência de poluição e a redução de vítimas de acidentes rodoviários são outros argumentos usados pelos peticionários para elogiar o uso da bicicleta.
O exemplo do campeão italiano de ciclismo Gino Bartali, que falsificou documentos de bicicletas com o objetivo de salvar judeus durante a II Guerra Mundial, é também apontado para salientar que os velocípedes são veículos de “libertação e resistência”.
A entrega da petição em Oslo deverá ser feita de bicicleta, em moldes que não foram ainda anunciados.
Na perspetiva da BBC, a petição surge num contexto de grande popularidade para a bicicleta, tanto a nível desportivo, como de meio de transporte ou de passeio.

MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.