Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

EMEL investe 28,9 milhões em rede de 1.400 bicicletas partilhadas em Lisboa.

A Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) anunciou, esta quinta-feira, que vai investir, ao longo dos próximos nove anos, 28,9 milhões numa rede de 1.400 bicicletas partilhadas, distribuídas por 140 locais da cidade.
A rede está distribuída pela zona alta da cidade e pela frente ribeirinha
A rede entrará em funcionamento em 2016. - See more at: http://www.dinheirovivo.pt/economia/emel-investe-289-milhoes-em-rede-de-1-400-bicicletas-partilhadas-em-lisboa/#sthash.0lZcW9D9.dpuf
Até 19 de novembro, decorre um concurso público, promovido pela EMEL, para a “aquisição, implementação e operação do Sistema de Bicicletas Públicas Partilhadas (SBPP) na cidade de Lisboa”, que tem um valor base de 28.904.000 euros e um prazo contratual de 108 meses – nove anos -, segundo a informação publicada em Diário da República. A EMEL explica que “o concurso agora publicado pretende identificar e contratar a empresa que vai fornecer e instalar toda a parte física do sistema, nomeadamente as 1.400 bicicletas e as 140 estações [postos de recolha] que estarão espalhadas em zonas estratégicas ao longo da cidade de Lisboa”.
 “A empresa selecionada ficará ainda responsável pela gestão operacional do SBPP, incluindo a sua manutenção e logística operacional ao longo de nove anos”, acrescenta. No anúncio do concurso, a EMEL salienta que os critérios de adjudicação se centram na “proposta economicamente mais vantajosa”, pelo que o preço vale metade (50%) no coeficiente de ponderação.
Ao mesmo tempo, a empresa municipal quer que a entidade vencedora tenha “experiência de utilização da bicicleta” e “componentes funcionais da bicicleta”, valendo estes fatores 30% e 10%, respetivamente. A EMEL vai ainda ter em conta a imagem do sistema das bicicletas partilhadas, fator que também vale 10%.
Na informação enviada à Lusa, a empresa municipal frisa que “assegurará […] em conjunto com a Câmara todo o planeamento da rede e tarifário do SBPP, a sua evolução ao longo do tempo e a integração com outras soluções tecnológicas que contribuam para melhorar a mobilidade na cidade”. Em junho, em declarações à Lusa, o presidente do conselho de administração da EMEL, Luís Natal Marques, anunciou que a empresa iria criar uma rede de 1.200 (agora passaram a ser 1.400) bicicletas partilhadas, distribuídas pela zona alta da cidade e pela frente ribeirinha, projeto que deverá estar em funcionamento no próximo ano.
No Plano de Atividades e Orçamento 2015 da EMEL, aprovado em maio pelo executivo municipal (de maioria PS), está inscrita uma verba de perto de dois milhões de euros para “estudo e desenvolvimento” desta rede de bicicletas. Já no Plano de Atividades e Orçamento 2016, que será discutido na reunião camarária da próxima quarta-feira, a implementação do sistema de ‘bike sharing’ é um dos objetivos operacionais, para o qual serão alocados cerca de 2,4 milhões de euros.
 A EMEL projeta para 2016 um volume de resultados líquidos de 206 mil euros, espera uma receita das vendas e prestações de serviços na ordem dos 32 milhões de euros e prevê gastar com pessoal e serviços externos mais de 28 milhões de euros.
Com um passivo de 53,6 milhões de euros, aquela empresa espera ainda arrecadar com a sua operação 40 milhões de euros, mais de metade através dos parquímetros (23,8 milhões de euros).

MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.