Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Desviador longo, médio ou curto?

Como escolher um desviador traseiro
Alem do preço, desempenho e peso, uma variável é o comprimento do “Cage” (armação em português mas aqui vamos nos referir em inglês, que é padrão no mercado nacional). 
Mas qual o papel desta peça e como pode mudar o desempenho de sua pedalada.
Cage longo, médio ou curto?

Veja as vantagens e desvantagens do desviador longo e curto:

desviador longo

p4pb8053131
É mais comum em bikes de 27 ou 30 velocidades e é recomendado especialmente para o Cross Country e competições no estilo Marathon para segurar o excesso de corrente nas combinações de coroa e pinhão pequenos. Basicamente você raramente vai usar estas combinações, mas o desviador mantém a corrente sob tensão independente da combinação coroa X pinhão. A desvantagem é que mesmo funcionando bem em todas as combinações, ela vai chicotear e acertar o quadro. O desempenho das trocas cai em terrenos extremamente irregulares, devido aos movimentos involuntários. A vantagem prática é que ela suporta a tensão da corrente, independente da combinação.

desviador Curto

1351601204145-dusw1th1s7gr-960-540
Ele da-te a vantagem de uma melhor tensão na corrente, proporcionando trocas mais precisas e o desviador não atinge o quadro. A troca de marchas também é mais silenciosa. Mas, um desviador mais curto não pode ser usado em bikes de 27 velocidades. Como se sabe, a corrente tem que ser comprida o suficiente para comportar a relação coroa e pinhão grandes, com a sobra de dois links. Se seguirmos esta regra e instalar um  desviador curto, usando o pinhão menor com a coroa pequena, vai fazer com que a corrente caia.

Porque um desviador pequeno oferece melhor tensão e trocas mais precisas com o mesmo comprimento de corrente?

De acordo com as leis da mecânica, o desviador age como uma alavanca. Quanto maior a alavanca, mais fácil é move-la contra uma força fixa, em nosso caso, a mola do desviador que mantem a mesma tensão independente do comprimento do desviador. Uma corrente que chicoteia pode ser representada como a força agindo na alavanca ( no caso aqui, o Cage) e coloca tensão na mola. desviador longo é fácil de mover enquanto o desviador curto é mais pesado de mover.
Levando em consideração que normalmente as MountainBikes usam cassetes com pinhões de 11-34 dentes, temos a seguinte regra:
– 1 coroa = desviador curto
– 2 coroas = desviador médio
– 3 coroas = desviador longo
Se você usa apenas uma coroa pode usar um desviador curto. Independente do tamanho da coroa não afecta a capacidade do câmbio, bastando apenas alongar ou encurtar a corrente.

MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.