Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

11 coisas que a Califórnia te ensina.

Selecionamos 11 coisas que só quem morou na Califórnia vai entender!
1) Respeitar leis
Screen Shot 2015-06-08 at 8.36.27 PM
A Califórnia ensina que as leis existem para serem cumpridas, até porque isso pode doer no bolso. Aqui qualquer coisa que você faz de errado você recebe os famosos “tickets”. E não adianta dar uma olhadinha se tem alguém vendo você entrar na contra mão, ou parar por 5 minutinhos em um lugar proibido. Você não vê, mas a polícia está em toda a parte. Eles praticamente surgem do chão prontos pra puxar o caderninho e te multar. heheh E não é só uma multa não, além de ser cara você ainda precisa se apresentar na corte e explicar ao juiz o por quê que você fez aquilo. Beber e dirigir? Esquece!  Isso pode resultar em prisão, multa de no mínimo $1.500,  várias visitas aos alcoólicos anônimos, trabalho social e até deportação.
O bom de tudo isso que você leva pra vida toda, se há leis elas devem ser respeitadas em qualquer lugar do mundo.
2) Atravessar na faixa de segurança
Screen Shot 2015-05-27 at 10.45.43 PM
Mais uma questão de leis, porém esse merece um tópico exclusivo. Aqui todos, todos mesmo só atravessam na faixa de segurança. Em todas sinaleiras (semáforos, faróis tanto faz) é preciso apertar o botão e esperar o sinal verde para atravessar. Caso contrário, se você atravessar em qualquer lugar atrapalhando o trânsito, você PEDESTRE  é multado.  Depois de morar na Califórnia, dificilmente você vai atravessar a rua fora da faixa de segurança.
3) Respeitar horários
Screen Shot 2015-06-01 at 4.33.17 PM
Aqui não existe 15 minutos de tolerância como de costume no Brasil. Todos os eventos (shows, teatros, cinemas, etc.) começam exatamente no horário marcado.  Além disso, o transporte público também tem hora marcada, ou seja, você consegue saber exatamente o cronograma diário dos ônibus e trens através da internet ou nos pontos de ônibus.
Se você tiver um “date” (encontro) com um(a) Californiano(a) prepare-se para encontrá-lo(a) na hora marcada. Eles(as) também não costumam atrasar nesses situações.
4)Comer comida mexicana
Screen Shot 2015-06-01 at 4.35.40 PM

A título de curiosidade, para quem não sabe, na década de 1850 os Estados Unidos anexou a Califórnia em seu território, em uma guerra com o México. Portanto, isso fez com que grande parte da Califórnia herdasse os costumes mexicanos, e o mais famoso deles é a comida Mexicana. É muito comum encontrar diversos restaurantes mexicanos
Vencer o preconceito com comida Mexicana é difícil no começo, até você provar o famoso Califórnia Burrito, com custo de +- $5 os burritos, tacos e nachos começam a fazer parte da sua vida. Nos famosos “taco Tuesday”, dia em que os restaurantes vendem tacos e margaritas por metade do preço, parece até que você é Mexicano desde criancinha.
5) Usar transportes alternativos como bike e skate
biki
Morando na Califórnia você descobre que andar de bike, skate ou roller/patins é uma terapia. Você pode facilmente substituir carro, taxi e ônibus por uma boa pedalada. Caso o seu trajeto seja mais longo, é possível fazê-lo de bike e ônibus, pois os ônibus possuem uma ótima estrutura para transporte de bicicletas.
Qualidade de vida que você encontra em poucos lugares do mundo.
6) Sair pra balada cedo
Screen Shot 2015-06-01 at 4.40.49 PM
Um típico costume Californiano é sair cedo para bares, festas, shows, festivais, pois a maioria dos eventos obrigatoriamente acabam antes das 2 horas da manhã. Por isso você aprende a se organizar para chegar nos lugares, do contrário perderá a festa. No começo é difícil se acostumar a sair de casa entre 7 e 10 da noite, mas depois vale a pena, pois no outro dia você está pronto para trabalhar, ir a escola ou curtir uma praia com toda disposição.
7) Comer avocado com tudo
Screen Shot 2015-06-01 at 4.55.19 PM
O famoso avocado (abacate) está presente no cardápio do quase todos os restaurantes seja ele mexicano, americano, japones e até mesmo em sorveterias, acreditem! Depois que você prova, ele não é tão ruim assim. Heheh
8) Falar com estranhos
Screen Shot 2015-05-27 at 11.17.09 PM
Os Californianos são bons de papo, em qualquer lugar eles puxam assunto. Os lugar mais comum é no transporte público, eles adoram falar de todos os tipo de assuntos, sobre o tempo, pra onde você ta indo, o que você faz da vida… Quando eles descobrem que você é brasileiro, aí pronto. Prepare-se para um questionário gigantesco:  “Quanto tempo você está aqui?”, “O que você faz aqui?”, “Você é do Rio de Janeiro?”. Se você disser que não fala Inglês não tem problema, de algum jeito eles vão tentar se comunicar com você. Esse é um ótimo jeito de praticar o Inglês!
9)  Qualquer roupa é apropriada pra qualquer lugar
Screen Shot 2015-05-28 at 12.02.55 AM
Com um chinelo, bermuda (ou short)e uma camiseta você pode ir a qualquer lugar, os Californianos não ligam pra como você esta vestido. Cada um usa o que se sente mais confortável. Você aprende a desapegar de algumas coisas. Calça jeans, camisa e salto alto são raros por aqui. Para as mulheres, serviços como manicure, cabeleireiro e massagem tornam-se artigos de luxo.
10) Comprar coisas usadas
Screen Shot 2015-06-01 at 5.12.30 PM
O que antes parecia estranho, na Califórnia é muito comum! Compra e venda de coisas usadas são atividades extremamente normais para os Californianos. Em sites como Craigslist você consegue mobiliar um casa com pouquíssimo dinheiro, isso quando não consegue de graça, pois neste site eh possível encontrar diversas doações, o mais comum são os sofás. Lá você ainda encontra eletrônicos, bicicletas, skates semi novos com preços ótimos.  As famosas “Garage Sale” também são ótimas oportunidades pra comprar aquilo que a sua casa tanto precisa. Os brechós de roupas também são famosos por aqui, eh encontrar roupas de qualidade em ótimo estado por preços incríveis.
11) Animais são membros da família
Screen Shot 2015-06-08 at 8.09.13 PM
Os famosos pet são membros da família. Você vê cachorros em restaurantes, supermercado, bares e diversos lugares públicos e privados. Eles são tratados como filhos e acompanham os donos em todos os lugares. Existem inclusive praias destinadas pra cachorros com atividades exclusivas para os pets.
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.