Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de julho de 2015

As top Contra relogio IV.

A Shiv foi uma sensação entre as bikes de contra-relógio. A bicicleta chamou bastante atenção ano passado, também por sido proibida para competições da UCI, por exceder a dimensão de 8cm permitida para o cone frontal da bicicleta.

A bicicleta é uma das mais aerodinâmicas do mercado, possui linhas extremamente agressivas e utiliza tecnologia de ponta em sua construção.

O Quadro

O quadro é absolutamente aero, possui o cockpit totalmente integrado com o downtube, toptube e garfos, melhorando muito a aerodinâmica da bicicleta. A bike é toda feita com o carbono FACT IS 10r da Specialized, o mesmo da S-Works McLaren Venge e Stumpjumper 29er.

Uma característica interessante é o tamanho do triângulo traseiro da bicicleta, ele é muito menor que o triângulo dianteiro (veja na figura acima). O triângulo traseiro reduzido, diminui a torção causada pela força exercida pela pedalada na roda traseira da bicicleta, enrijecendo o quadro. Essa configuração tem sido muito utilizada nos últimos modelos de bikes de Contra-Relógio.


A Shiv também possui um trail bastante grande. O trail é a medida entre a projeção vertical entre o centro da roda dianteira e o solo e a projeção da continuação do garfo e o solo. (não entendeu? Veja a figura ao lado). Quanto mais o garfo for apontado para frente, maior o trail. Quanto maior o trail, mais estável é a bicicleta, quando menor, mais arisca.

Portanto, essa combinação de fatores, torna a bicicleta extremamente rígida e estável. O que no contra-relógio, onde o aproveitamento da força é primordial, é de extremamente importante. Quanto mais rígida a bicicleta, mais a força da pedalada é transmitida para as rodas.

Componentes

A bicicleta vem com uma mesa em carbono integrada bem aerodinâmica, que se integra com o guidão S-Works em carbono FACT, também extremamente aero e com regulagem de altura entre 0 e 115mm.

O pedivela também em carbono FACT, conta com eixo e rolamentos superdimensionados com esferas em cerâmica.

O canote com formato de lâmina vem em dois tamanhos para facilitar o Bike-Fit.


MM



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.