Powered By Blogger

sábado, 4 de abril de 2015

Specialized patenteia novo sistema de micro-suspensão para speed.

A Specialized registrou um pedido de patente de uma nova tecnologia de micro-suspensão para bikes speed.
Specialized_Micro_Suspensao_03
O site Bike Rumor publicou os detalhes do projeto e as especificações do novo sistema, que foi batizado de “bicycle fork with compliant tip” (Garfo com ponta complacente).
O que se supõe, é que bikes como a Roubaix (bike para paralelepípedos), Diverge (Adventure bike) e Crux (cyclocross), que são bikes speed para situações mais extremas recebam esse novo garfo no futuro. Apesar do pedido de registro mencionar somente as “road bikes” e não as “cyclocross bikes”, é bem plausível que ela venha para a Crux também.
Specialized_Micro_Suspensao
A descrição traduzida do garfo no registro de patente
“A ponta do garfo possui um primeiro braço com uma angulação de 20-100 graus (preferivelmente 40-85 graus ou ainda mais preferivelmente 66 graus) em relação ao eixo de direção, e um segundo braço com angulação de 50-140 graus (preferivelmente 70-120 graus ou ainda mais preferivelmente 114 graus) em relação ao eixo de direção e um eixo de suporte entre o segundo braço e a roda dianteira. Entre o primeiro e o segundo braço, fica um vão. A ponta do garfo inclui um membro resiliente posicionado nesse vão.”
Os dois centros de flexão estão marcados pelos números 50 e 52 na imagem abaixo. Ou seja, esses serão os pontos que vão flexionar para permitir um maior conforto.
Specialized_Micro_Suspensao_04
O registro de patente também descreve o espaço com uma parte côncava e outra convexa entre os braços da ponta do garfo, onde entrará uma estrutura de poliuretano, que será retirável e substituível pelo usuário em caso de dano ou na opção de ter uma “suspensão” mais rígida ou mais complacente.
Specialized_Micro_Suspensao_02
Ainda de acordo com a patente, utilizando a configuração ideal, a bike terá um curso de eixo de 2 a 4mm. O que pode melhorar bastante o conforto na bike.
Interessante ideia para o problema do travão de disco.
Como a estrutura que se flexiona é muito pequena e está na base do garfo, eles tiveram que desenvolver uma solução para que a pinça de freio continue alinhada com o disco quando o garfo flexionar.
Specialized_Micro_Suspensao_01
Para conseguir isso, eles desenvolveram uma pequena haste móvel que segura a parte superior da pinça e ao mesmo tempo permite que ela acompanhe o movimento do disco. Isso é bem interessante e de certa forma revolucionário.
Se você conhece um sistema tradicional de fixação de pinças de freio, sabe que os dois pontos de fixação são imóveis, uma vez que geralmente se prende todo na parte maior e móvel da suspensão ou em uma parte que não se movimenta. Então essa solução é bem engenhosa.


MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.