Powered By Blogger

terça-feira, 17 de março de 2015

12.º Encontro Nacional de Bicicletas Antigas (ENBA).

(Fotos: Organização XI ENBA)
 
Uma aldeia portuguesa deverá voltar a equiparar-se por um dia às cidades do Norte da Europa com mais velocípedes do que habitantes, com a realização do 12.º Encontro Nacional de Bicicletas Antigas (ENBA).
A 26 de julho, a Burinhosa, localidade do concelho de Alcobaça com cerca de 750 habitantes, irá receber outras tantas bicicletas, se se cumprir o que vem sendo habitual nos últimos anos.
Tratando-se uma terra de colecionadores de veículos a pedal – tem a sede da Associação Nacional de Bicicletas Antigas (ANBA), fundada em maio de 2014 – naquele dia de verão irá apresentar uma taxa de velocípedes por habitante invulgar para Portugal e ao nível da Dinamarca ou da Holanda, recordistas no uso de veículos a pedal.
No ano passado, os organizadores do 11.º ENBA calcularam em 800 as máquinas antigas que desfilaram na Burinhosa, número que deverá repetir-se este ano, tornando a aldeia do distrito de Leiria numa autêntica capital da bicicleta.
O encontro merece ainda mais destaque porque apenas é aceite aos 750 inscritos que se façam acompanhar de bicicletas construídas antes de 1990, data definida pelos organizadores para definir “bicicleta antiga”, já que não existe uma classificação estabelecida ou formalizada.
Ainda antes, entre 10 e 12 de abril, a Associação de Bicicletas vai apresentar os velocípedes antigos dos seus membros no Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos, que decorrerá na feira Internacional de Lisboa, e na Automobilia, em Aveiro, de 22 a 24 de maio.
As inscrições para o 12.º ENBA começam a 28 de março.

MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.