Powered By Blogger

domingo, 22 de fevereiro de 2015

BICICLETA COM ELETROESTIMULAÇÃO.

 
 Após uma Lesão neurológica, a maioria das pessoas perde força muscular nos segmentos do corpo acometidos, sendo que muitas vezes esses músculos podem ser ativados apenas por algum estímulo externo. Uma das técnicas mais conhecida para estimular a contração é a eletroestimulação funcional (FES). A FES é um recurso que utiliza eletrodos posicionados sobre a pele em um determinado grupo muscular, transmitindo uma corrente elétrica capaz de gerar contração muscular.
   
    Em indivíduos saudáveis a contração muscular é produzida por estímulos elétricos provenientes de sinais do sistema nervoso central, já para pessoas com lesões que afetam o sistema nervoso, a FES é um recurso válido pois fornece estímulos elétricos externos que possibilitam a ativação de músculos até então enfraquecidos.
Vale ressaltar que a contração muscular é necessária não só para manutenção da massa muscular, mas também para melhora no sistema cardiocirculatório, promovendo benefícios como: aumento do retorno venoso ao coração, controle da perda de massa óssea, além da prevenção de diversas complicações secundárias às lesões neuromotoras.
   
     No Acreditando oferecemos o serviço de FES Bike, um equipamento que fornece estimulação elétrica permitindo que pessoas com sequelas motoras após lesão neurológica possam pedalar em um cicloergômetro de membros inferiores.
 
   A figura abaixo ilustra o exemplo de um cliente com lesão medular completa nível T4-T5, que pratica 45 minutos diários de FES Bike. Atualmente ele consegue gerar uma potência de 3,2 W sobre os pedais da máquina, utilizando o limite mínimo de estimulação, o que demonstra ganho de massa muscular e força nos membros inferiores.
 
No entanto, a utilização da FES Bike deve ser indicada e acompanhada por um treinador, para que os parâmetros e configurações sejam ajustados de acordo com a necessidade de cada cliente.
M.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.