Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Pedalar à noite e as luzes para bicicletas.

Luzes da Moon. Para a frente uma Moon Mask - com 70 lumens de intensidade máxima - e para a traseira uma Moon Comet - 35 lumens. Um dos factores que pesou na escolha foi estas luzes terem bateria e carregarem por USB.
image
A Moon Mask tem bateria para 3 horas na intensidade máxima - o suficiente para uma volta nocturna - ou 6 horas com metade da intensidade. A 35 lumens a luz é suficiente para sermos bem vistos, embora não ilumine grande coisa. Os 70 lumens já dão uma ajuda se passarmos num local menos iluminado, mas está ali no limite do aceitável. A Moon Mask tem ainda a opção de um modo flash (pisca-pisca) que dura 8h30. De noite costumo usar a luz em 35 lumens, passando para 70 lumens em zonas mais escuras. Para quem ande em estradas mal iluminadas o melhor é optar por um modelo com um mínimo de 200 ou 300 lumens, tendo em atenção a duração da bateria com essa intensidade.
As opções da Moon Comet são semelhantes. Três modos de luz fixa (10 lumens durante 6h50; 20 lumens/3 horas; e 35 lumens/1h45). Em flash a Moon Comet aguenta 5h30 com 50% de intensidade, ou 3 horas a 100% de intensidade. Na traseira prefiro ter a luz a piscar - chama mais a atenção - e 5h30 são mais do que suficientes. Mesmo a 50% a luz emitida é forte e chama a atenção.
Lights on!
 A Moon Comet (traseira) tem uma intensidade excelente, que a torna bastante visível mesmo durante o dia e ajuda a fazer-se notar para os carros que vêm atrás. A Moon Mask, não sendo uma grande luz para iluminar as zonas mais escuras, é muito boa como luz de presença à frente, para chamar a atenção dos outros condutores em cruzamentos ou rotundas.
Acredito que seja algo que quem anda de bicicleta não pensa, mas usar as luzes durante o dia faz toda a diferença na forma como os automobilistas nos veem e, sobretudo, com que antecedência nos veem. E, no limite, o simples ato de carregar num botão pode evitar um acidente.

MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.