Powered By Blogger

domingo, 13 de abril de 2014

Bicicleta feita à mão atinge velocidade de 130 Km/h.

Um senhor inglês construiu por diversão uma bicicleta que conseguisse passar a barreira dos 100Km/h. Esse senhor chama-se Tom Donhou e especializou-se no negócio de bicicletas personalizáveis “single-speed”.

Tom-Donhou-bicicleta-610x342
 
Perguntado sobre o assunto, ele diz que não se trata de uma questão de velocidade mas sim de uma questão de engenharia. Tom Donhou construiu uma bicicleta (apenas com uma única relação de velocidade) que consegue atingir as 80 milhas por hora (quase 130 Km/h) em estrada plana e consegue atingir as 102 milhas por hora (cerca de 164 Km/h) dentro de casa.
O truque de engenharia está na posição de condução e na pedaleira com uma roda dentada de 140 dentes (em vez dos habituais 42 ou 52 dentes que vemos nas bicicletas mais comuns). Não é muito conveniente para arrancar, mas é muito conveniente para acelerar. Daí a bicicleta ter uma forma um pouco estranha.
Abaixo você pode conferir (em inglês) a história em vídeo da construção desta bicicleta:

O atual recorde mundial de velocidade em bicicletas foi criado em 1995 por Fred Rompelberg que conseguiu chegar às 167 milhas por hora (o equivalente a 268.8 Km/h) também numa bicicleta estranha e atingiu o recorde no deserto de Utah(EUA), a casa de muitos recordes de velocidade.
Mas Tom Donhou não persegue o recorde mundial. Ele pretende simplesmente construir uma bicicleta barata, rápida e minimamente estável, para que possa ser autorizada e vendida nas lojas. O quadro tem de ser feitos com materiais suficientemente resistentes e que apresentem pouca vibração a altas velocidades; têm de suportar determinadas técnicas de soldagem; as rodas também têm de ser estudadas e claro que os travões desempenham um papel muito importante.
Segundo o inventor, esta parece uma bicicleta convencional, mas não basta apenas aumentar relações de velocidade à bicicleta. Depois é preciso haver um comprador com coragem para rodar em altas velocidades, pois andar a 130Km/h já dará multa por excesso de velocidade em muitas estradas pelo mundo.
Visto em: http://www.tecnogeek.com.br/bicicleta-feita-a-mao-atinge-velocidade-de-130-kmh/
 
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.