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sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Pressão Correta.

Pneus  – Saiba mais sobre a pressão correta.

calibragem correta dos pneus
A btt é uma experiência completamente diferente ao pedalar uma bicicleta de passeio numa estrada lisa. Ao pedalar numa estrada você irá preferir limitar a superfície da área da parte de seus pneus que tocam o chão já que isso ajuda a garantir um bom passeio.
Mas no btt – ou ciclismo de montanha – você irá querer justamente o contrário, ou seja, quanto maior a área do pneu que toca o solo, melhor. O aumento da superfície cria uma melhor aderência ao terreno – importante elemento quando você enfrenta uma subida íngreme ou pedala por um terreno totalmente irregular. E isso significa que você precisará usar menos ar nos seus pneus. Você pode monitorar isso medindo a pressão do ar dentro de cada pneu, expressa em libras por polegada quadrada (psi).
 
Os fabricantes de pneus marcam a pressão recomendada (intervalo psi) para seus pneus. Não há um padrão para pneus de btt – varia de acordo com o fabricante e o modelo do pneu. Se você encher seu pneu até o limite superior do intervalo psi recomendado, pedalar por um terreno irregular pode ser desconfortável e causar até mesmo o estouro do pneu. Um ciclista de peso médio deve buscar o limite inferior de pressão, particularmente no pneu da frente. A pressão ideal varia baseada em diversos fatores incluindo o peso do ciclista, o terreno, além do limite de psi recomendado pelo fabricante do pneu.
Imagine que você tenha comprado um novo conjunto de pneus para a sua btt cuja recomendação é de no mínimo 35 e no máximo 60 psi. Procure encher os pneus com algo em torno da média recomendada, ou seja, nem o mínimo e nem o máximo e depois ajuste (se for o caso) dependendo do seu peso. Se você for um ciclista pesado, é possível começar com algo em torno de 50 psi em cada pneu. Já os ciclistas mais leves devem começar com 40 psi. Alguns ciclistas preferem encher os seus pneus com uma pressão bem abaixo da recomendada. Porém, eles devem ter muito cuidado. Pressão insuficiente pode causar desgaste prematuro nos pneus, com rasgos nas paredes laterais.
Se você sente que sua bicicleta não está aderindo bem ao terreno, você pode aumentar algo entre 3 e 5 psi. Teste a performance de sua bicicleta depois de cada ajuste de pressão para descobrir a que melhor funciona para você. Fique de olho também na aparência do pneu enquanto você estiver pedalando.
Além disso, não é preciso meter a mesma pressão nos pneus da frente e de trás da sua bicicleta. A pressão do pneu da frente pode ser menor do que a pressão do pneu de trás já que o pneu traseiro suporta mais o peso do ciclista. Apenas lembre-se de encher seus pneus com a média do limite psi recomendado pelo fabricante e depois ir ajustando a pressão dos mesmos de acordo com o seu peso e terreno onde pedala.
MM

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