domingo, 12 de janeiro de 2014

Como cuidar dos shorts de ciclismo

 


Chamois da Pearl Izumi utilizado na linha Elite
Os shorts de ciclismo devem ser lavados após serem usados antes de serem utilizados novamente. O suor e o calor são focos de bactérias, irritação da pele e foliculite. Portanto, devem ser lavados e removidos o mais rápido possível quando for possível a troca de roupas.

Para se lavar os shorts devemos utilizar água morna e sabão neutro. Podem ser lavados cuidadosamente à mão durante o banho com sabonete mesmo, ou então se forem lavados na máquina de preferência utilizar um saco de tela para não deformar a "almofada"(Chamois) do shorts, que pode se tornar uma fonte de desconforto.

Após a lavagem dos shorts, estes devem ser pendurados sem pregadores, e do avesso com a almofada(Chamois) para fora, facilitando a a secagem. Nunca devem ser passados com ferro, porque pode derreter o material sintético dos shorts e da almofada(Chamois). Nunca devemos esfregar com força o tecido para evitar que deforme ou se estique.

Caso a almofada(Chamois) se deforme pode criar dobras com o suor durante o pedal que podem causar bolinhas e até cortes na sensível pele próxima da virilha. Portanto, recomendo a utilização em treinos que durem mais de 1 hora da pomada específica para shorts de ciclismo, já que esta é anti-bactericida e evita a fricção da pele causando feridas e os problemas mencionados acima.

Após a almofada(Chamois) secar, alguns recomendam que se passe o creme para evitar que deforme. Eu somente utilizo antes de pedalar mesmo, porque não vi diferença algum ao se passar o creme e deixar secando, e reaplicar antes de pedalar.

Dica: guarde o seu shorts em lugar seco, iluminado e arejado. Caso você guarde na gaveta no escuro, bactérias e fungos podem se desenvolver e ser fontes de infecção nas partes íntimas se misturados com o calor e suor que se acumulam na almofada(Chamois) durante a pedalada.

Ana M.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.