Powered By Blogger

sábado, 4 de janeiro de 2014

A Pedalar debaixo de chuva.


Como uma espécie de guarda-chuva, o Inflatable Fairing protege o ciclista da chuva, neve e frio.

A chuva pode ser um dos grandes inimigos dos ciclistas, afinal, são poucos os que aceitam encará-la. O desafio de apresentar uma forma eficiente de driblar a inconveniência da chuva foi topado por Mosen Saleh, o designer que também desenvolveu o conceito da bicicleta Pro-Straight, uma bike que propõe maior aerodinâmica por permitir que o ciclista se posicione mais horizontalmente.

Mosen Saleh desenvolveu o conceito de um “guarda-chuva” inflável para ciclistas: o Inflatable Fairing, que significa “capota inflável”. O guarda-chuva envolve o ciclista de forma que a chuva não o molhe nem pelas laterais. No caso de neve, o Inflatable Fairing protege tanto da neve em si, quanto do frio, mantendo o ciclista aquecido.

Um dos pontos mais negativos dessa ideia de “guarda-chuva” é que ele só é compatível com a Pro-Straight. E essa bicicleta, apesar de ser até cogitada para produção, tem sofrido diversas críticas e o próprio Mosen Saleh reconhece que ela é estranha e nada confortável, mas que foi apenas a sua primeira tentativa de criar um design para um novo conceito de bike e diz não ser mais favorável à proposta da bike Pro-Straight. O designer diz também que está a trabalhar no conceito para adaptá-lo para ser utilizado em bicicletas reclinadas, mas não disse nada sobre bicicletas convencionais.

O Inflatable Fairing, com seu design inspirado em gotas de chuva, não é uma modificação permanente, logo, ciclistas podem optar por utilizá-lo ou removê-lo dependendo das condições meteorológicas no dia.

Lembrando que, assim como a bicicleta Pro-Straight, o Inflatable Fairing é apenas um conceito e que não há previsão para ser produzido e comercializado. Para ver mais ideias do designer Mosen Saleh, você pode acessar o seu blog Design Temptation.
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.