quinta-feira, 23 de maio de 2013

Travão da TRP.

Travão de disco para bike de estrada que funciona com cabo e hidráulico ao mesmo tempo.

 Modelos de travões a disco estão a ser desenvolvidos para as bikes de estrada há algum tempo e coisas interessantes estão a aparecer. Este travão da TRP é um bom exemplo disso.

TRP_freios_01
Muitos quadros de bikes de estrada possuem cabos internos, ou seja, os cabos de travão e o desviador passam por conduítes instalados dentro dos quadros.
Nesse tipo de quadro, seria impossível instalar as mangueiras do sistema hidráulico dos travões a disco convencionais, uma vez que são muito largas.
Para resolver esse problema a TRP desenvolveu esse engenhoso sistema híbrido de travões, que utiliza a tradicional tecnologia de acionamento com cabos, junto com o sistema hidráulico, que fornece uma excelente resposta e e suavidade para os travões.
Como funciona
Vejam o cilindro na pinça
Vejam o cilindro na pinça
O cabo de aço convencional liga a manete até a pinça de travões.
Foi colocado um cilindro acionador do sistema hidráulico na pinça e este é acionado pelo cabo.
Pelo menos em teoria, deveria dar uma sensação muito parecida com a dos travões hidráulicos convencionais e resolveria o problema do cabeamento.
Este botão com um cadeado desenhado é um tensionador que força os travões a voltarem para a posição normal, enchendo o cilindro de óleo novamente.
 E também pode ser utilizado como um sistema de proteção para evitar que o travão seja apertado enquanto a roda não está colocada, o que acarreta em entrada de ar no sistema.
TRP_freios
Uma invenção bastante interessante que está a ser testada também em bikes de cyclo-cross.
O acabamento do travão, está um espetaculo!
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.