Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Quando trocar de corrente??

A hora de trocar a corrente

QUANDO TROCAR A CORRENTE DA BIKE

Essa é uma dúvida que muitos tem e para a qual já ouvimos as mais diversas respostas. Desde quilometragens limites a tempo de uso dependendo de quanto choveu.

A realidade é uma só, qualquer número diferente de 5 mm esta errado. Esta é a forma matemática para afirmar que a corrente deve ir pro ferro velho: 5 mm a mais de comprimento para cada 100 elos.

Colocando de outra maneira, quando a corrente estica, e ela estica, a folga em cada elo for maior que 0,05 mm ela começa a levar junto pro buraco o cassete e quem sabe o pedivela. Qualquer engrenagem com folga só gera mais folga.

Em quanto tempo sua corrente vai chegar a esta folga depende de inúmeros fatores: seu peso, como você pedala, lubrificação adequada, limpeza, clima, etc. Mas basicamente, toda vez que você traciona a corrente ela se desgasta.

Se você é daqueles que gosta de sentir a perna latejando após uma subida, saiba que você gastou mais corrente que seu amigo que girou, girou e girou o pedal. Portanto, não adianta falar que é com 1000, 1500 ou jogar dinheiro fora trocando com 500 km, tem que medir. Cinco milímetros ou mais a cada 100 elos é a hora de trocar.

E assim temos o problema, como medir a corrente? Tirar e botar na parede para contar elos e ver o quanto esticou? Se você tiver engate rápido até pode ser uma para não ter que comprar uma ferramenta. Mas se tiver que tirar pino, esqueça, pois cada vez que você mexe em um elo, ele fica mais fraco. E lembre-se de que em corrente, o elo mais fraco é que manda na vida útil.

Para facilitar a vida existem no mercado réguas especialmente para isso. Elas permitem fazer essa verificação em menos de um minuto e sem sujar as mãos. A Shimano tem a TL-CN40 que você encaixa em dois pontos e se encaixar no terceiro, a corrente já era. As outras mostram valores intermediários. Outros modelos são da Park Tool e de mais duas marcas. Os preços variam de mais de 150 reais, caso da Shimano e Park Tool a cerca de 50 reais, caso da Sheng.

Agora que você já sabe como monitorar sua corrente, pare de inventar ou seguir teorias malucas sobre a hora de trocar a corrente. Basta medir.
Fonte: Pedal.com
Ferramenta da Shimano


Ferramenta da Park Tool
Medidor de desgaste da corrente da Sheng
 
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.