Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de maio de 2013

BIKES, a (r)evolução Urbana.

 Já se sabemos que o futuro da locomoção urbana passa pelas bicicletas e existe todo um frenesim em seu redor. Mas uma coisa é querer ser ‘verde’, poupar uns trocos, ter mais qualidade de vida e menos stress, outra é subir as sete colinas de uma cidade. Para estas, só existe uma solução: motores eléctricos que nos ‘empurrem’ nessas ruelas de ângulo mais complicado para tornar possível todo um querer ou desejar uma forma de vida alternativa aos automóveis.
e-bikes, a (r)evolução urbana
De acordo com o site The Coolist, eis uma dezena de propostas ou soluções eléctricas da mais ousada à mais radical, da mais familiar à mais dobrável.
Stealth-Electric-Bikes-1
A Stealth Electric Bikes Bomber adopta esta designação dos aviões, helicópteros e barcos que as tropas norte-americanas usam para passarem despercebidas aos radares inimigos. Tem um motor com 4500 Watt que lhe garante uma rapidez vertiginosa e é recarregável em apenas duas horas por tomadas tradicionais. Para além de uma dinâmica exemplar e assistência em tudo e mais alguma coisa, até a travagem lhe garante alguma regeneração da bateria o que dá para mais umas subidas.
ultimate-electric-propelled-utility-bicycle-faraday-porteur-bikes-2
 Um especial sobre esta magnífica Faraday Porteur que esconde pequenas baterias de lithium dentro dos tubos que incorporam o próprio quadro. Muito urbana, convida a passeios mais românticos, como aqueles que se vê nos filmes cujo protagonista sai de casa para ir comprar pão, mercearias ou apenas ao café para ler o jornal. A assistência eléctrica é automática nas subidas, quando há muito vento ou se percebe que o terreno é mais difícil.  
Hanebrink-Electric-Bike-1
A Hanebrink All Terrain eBike foi pensada para todo o terreno, exactamente o oposto de uma utilização urbana. A sua estrutura é reforçada, os pneus larguíssimos e suspensão a sério, factores que lhe permitem ser útil em gelo ou areia, montes e vales, enfim, campo, montanha e praia. O seu motor atinge uma boa velocidade que chega ao dobro se o ciclista pedalar ao mesmo tempo que acciona o impulso eléctrico. A recarga total dá-se em menos de três horas.
Mando-Chainless-Folding-Electric-Bike-1
A Mando Chainless Folding eBike é dobrável e, por isso só, perfeita para quase metade dos utilizadores urbanos e um verdadeiro hino à locomoção diária casa – trabalho – casa. Faz mais de 20 milhas só com o ‘sumo’ eléctrico que, logicamente, é prolongado com o ‘sumo’ dos músculos.  Mas não há milagres. O peso das baterias e motor não a tornam mais leve o que dificulta, e muito, subir escadas, por exemplo. É preciso ter músculos também… nos braços.     
PG-Bikes-Blacktrail-Electric-Bike-1
A PG Bikes Blacktrail eBike é tipo uma superbike como existem os supercars. O seu corpo é em fibra de carbono e o selim e capa da bateria, feita de pele resistente e cozida à mão. A bateria colocada ao centro consegue umas estonteantes 124 milhas e é a mais rápida e-bike de sempre, chegando às 62 mph. Só foram produzidas 667 unidades e cada uma custa 80 mil dólares. Quem quiser, tem de ser mais rápido que ela própria. 
copenhagen-wheel_mit_3
Também a Copenhagen Wheel eBike Kit by MIT não é uma bicicleta eléctrica, mas sim uma roda eléctrica que se monta… na roda de qualquer bicicleta e assim a transforma numa e-bike. A sua força vem, quase esclusivamente, da energia produzida pelas travagens, sendo uma solução muito mais barata do que qualquer outra. Vale a pena ver esta revolução da MIT.  
Bridgestone-Angelino-Petite-Electric-Bicycle-2
 A Bridgestone Angelino Petite eBike usa pedal-assist para conseguir tornar a vida dos pais de familia menos difícil, principalmente quando se tem um rancho de filhos. Este bike não engana… não foi pensada para cidades mais complicadas e antigas como Lisboa ou Porto e prefere as rectilíneas ruas parisienses ou londrinas, para citar exemplos.  
audi-e-tron-spyder-bike-1
Com um visual apenas estrondoso, esta Audi E-Tron Spyder eBike usa uma bateria de 2300 Watts que garante muitos kms sem grande esforço. O nome não engana e o seu design foi baseado nas motos do filme Tron. Fibra de carbono em todo o lado e pneus super especiais, mostram que a Audi também quer estar presente no segmento de mercado das e-bikes de luxo e topo de gama.       
BMW-i-Pedelec-Folding-Electric-Bike-3
Sendo mostrada no teaser do protótipo BMW I8 Spyder, a BMW i Pedelec Folding eBike é uma leve, compacta e dobrável e-bike perfeita para deslocações citadinas e com lugar cativo no porta bagagens do automóvel. É um conceito muito válido (a Honda fê-lo antigamente com uma mini moto Monkey, se não estou em erro) e a bateria desta Beemer chega às 20 milhas. Façam-na!  
ultra-motor-a2b-ebike-1
A Ultra Motor A2B eBike  é das mais conhecidas e-bikes que tem a bateria colocada atrás que dá potência ao motor por pedal-assist. É um sistema simples e menos oneroso que a concorrência, razão do seu sucesso. Custa cerca de 2500 dólares e é muito estável e confortável.
Ana M.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.