quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Ford entra no mercado.


Juntamente com a apresentação da fantástica gama de novos veículos e tecnologias no stand do Salão Automóvel de Frankfurt, a Ford apresentou um surpreendente complemento à sua gama, uma E-Bike. Concebida para demonstrar como a linguagem de design pode ser traduzida para uma bicicleta, a Ford E-Bike Concept também demonstra o espectro da competência da Ford em relação à mobilidade eléctrica. A Ford não planeia produzir a E-Bike, mas vai continuar a estudar o conceito, juntamente com outras soluções de mobilidade para o futuro. “O mercado de E-Bike está a crescer muito, muito rapidamente, com cerca de 30 milhões de unidades vendidas globalmente no ano passado”, afirma Axel Wilke, Director da personalização de veículos da Divisão de Atendimento ao Cliente da Ford Europa. “Nós vemos as E-Bikes como um elemento importante da mobilidade eléctrica urbana. Mais e mais pessoas estão a utilizar as E-Bikes para deslocações de curta distância e estão a tornar-se confortáveis com o conceito de mobilidade eléctrica”. Desenvolvida pela equipa de design da Ford, liderada pelo Director Executivo de Design Martin Smith, em parceria com a cyber-Wear, a marca alemã por detrás dos produtos da popular Lifestyle Collection da Ford, a Ford E-Bike Concept foi criada de raíz para agradar tanto a homens como a mulheres. No coração do design está a forma trapezoidal do quadro. Construída em alumínio e carbono, o quadro combina excepcional resistência com um peso de apenas 2.5kg. As rodas, com um design de 6 raios em V que parecem flutuar, apresentam o sistema de accionamento escondido, criando uma aparência limpa e minimalista. A fornecer a energia está o sistema constituido por um motor no centro da roda dianteira, uma bateria de iões de lítio escondida no quadro, prometendo um alcance de até 85 km com uma carga completa, um controlador integrado e um sensor magnetostritivo, tecnologia patenteada do mundo da Fórmula 1. Materiais magnetostritivos são utilizados para convertar a energia magnética em energia cinética, e vice-versa. Na Fórmula 1, estes sensores ajudam a lidar com as altas rotações do motor em combinação com tensões térmicas intensas. Não precisam de contacto fisíco com outras partes do motor, são independentes da temperatura e completamente isentos de manutenção. Na E-Bike da Ford, a primeira aplicação desta tecnologia na indústria das bicicletas, os sensores lêem as rotações do rolamento interno e transmitem essa informação à unidade de controlo num centésimo de segundo. A unidade de controlo activa ou desactiva então o motor eléctrico instantaneamente, proporcionando uma integração perfeita entre o poder das pernas e a força do motor. Um monitor montado no guiador fornece informações de viagem e permite ao ciclista escolher entre três modos de suporte – Conforto, Económico e Desportivo. O sistema de accionamento é complementado por componentes topo de gama para bicicleta, incluindo um cubo de 11 velocidades Shimano Alfine e a alavanca de engrenagens Shimano Rapidfire 2012. No lugar de uma corrente tradicional está um sistema de corrente em carbono, fazendo com que a transferência de energia seja mais limpa, leve e imediata. “Com o seu design moderno, apelo a ambos os sexos, qualidade de construção robusta e o um conjunto de componentes de alta performance, acreditamos que a Ford E-Bike Concept será o complemento perfeito para as soluções de mobilidade que vamos oferecer”, acrescentou Wilke.

Especificações Técnicas


Unidade motriz:

Motor no centro da roda dianteira
Potência nominal máxima: 350W
Electricidade: 36V – 250W
Velocidade máxima até 25km/h (EN 15194)
Embraiagem com função de roda livre
Caixa de Velocidades: planetária
Tecnologia de sensor integral

Bateria:

Tipo de Célula: Acumulador de iões de lítio
Electricidade: 340Wh, 36V, 9.3Ah
Ciclos de Carregamento: 1000 ciclos com 80% de capacidade residual
BMS (Sistema de Gestão de Baterias): protege contra descargas profundas e auto-descargas
Tempo de Carregamento: 80% depois de 2 horas, 100% depois de 3 a 4 horas (à temperatura ambiente)
Alcance: Até 85km (depende da velocidade e do modo seleccionado)
Gama de temperaturas: -20°C até +60°C.
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.