Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Zambikes.

“Pedale uma bicicleta e mude uma vida na Zâmbia”: este é o lema da Zambikes, que com fins sociais e ambientais, desenvolveu uma bicicleta com o aro feito de bambu verde ou amarelo. Todos os modelos são produzidos na Zâmbia por 40 artesões de Lusaka, cidade da região oeste do país.
Os trabalhadores recebem cursos de capacitação em desenvolvimento, transporte e mobilidade. Além disso, todo o lucro arrecadado pela venda das bikes é revertido para as comunidades da região por meio de parcerias com organizações não governamentais.
A bicicleta foi pensada antes de tudo para os próprios zambianos e por isso é feita sob medida para as ruas do país, a maioria não asfaltada.  Por causa de sua resistência, ficou conhecida como Amaka Sana, que em Bemba, língua local, quer dizer “muito forte”.
Desde 2007 o número de vendas subiu de 300 para 2.500 unidades ao ano. Além da bicicleta convencional, também são comercializadas “bicicletas-ambulância” e “bicicletas-trailer”.
Segundo o site da Zambike, a empresa se apoia na teoria do ganhador do prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, que afirma que o ciclo da pobreza só vai ser quebrado por meio do incentivo ao microcrédito e de negócios sociais.
Assista ao vídeo da campanha:
Veja como é a produção da bicicleta:
Fonte:  Zambikes


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.