Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

As Bloomer.

Quando as nossas avós diziam que as moças tidas como “desfrutáveis” passavam a vida a correr atrás de um par de calças, nem se davam conta da complexidade daquilo que diziam.
Sabemos que a expressão não tem lá muito a ver com moda, mas o fato é que por muitos e muitos anos as mulheres correram atrás, se não de um par de calças em si, do direito de poder usar essa peça em público.
Amelia Bloomer

A história começa com a escocesa Fanny Wright, escritora e pensadora feminista, nascida escocesa e naturalizada americana. Fanny foi a primeira mulher a vestir calças masculinas em público. Imagine que isso ocorreu em 1825. Foi um frisson! Mais adiante, em 1852, a francesa Rosa Bonheur teve de pleitear junto à prefeitura de Paris o direito de vestir roupas masculinas, calças inclusive.
Ainda na década de 1850, a nova-iorquina Elizabeth Smith Miller desenvolveu uma espécie de bombachas, inspiradas no vestuário feminino da Ásia Central. A peça foi batizada de “bloomer”, por causa da americana Amelia Bloomer, uma das primeiras a adotar o estilo.

 Os bloomers eram muito usados por mulheres que gostavam de andar de bicicleta.
Atrás de um Par de Calças

Foi depois depois da Revolução Industrial, sobretudo depois da Primeira Guerra Mundial, que o uso de calças se difundiu entre as mulheres, afinal, coube elas ocupar os postos de trabalho deixados pelos homens que estavam no front.
Hoje é bastante trivial que uma moça saia pelas ruas exibindo toda lépida seu novo par de jeans skinny enquanto sai às compras ou vai para o escritório. No entanto, devemos nos lembrar que durante a história, principalmente depois das Revoluções Burguesas, a roupa feminina foi projetada para o ócio. Camadas e camadas de combinações, anáguas, saiotes, saias e sobressaias tinham como objetivo limitar a mobilidade feminina. Perverso, não?

Atrás de um Par de Calças

E hoje? A mulher já conquistou, e com muita elegância, as calças físicas, aquelas de sarja com abotoamento frontal. Mas e as calças simbólicas? O respeito, os salários iguais aos dos homens, os mesmos direitos? Será que nesse quesito já são as mulheres felizes possuidoras de uma Skinny Diesel ou ainda engatinham vestindo as bombachas de Madame Bloomer?
Portanto, não se ofenda quando alguém te disser que você vive correndo atrás de um par de calças. Bata no peito com orgulho e diga que você está levando adiante um legado de séculos!
M.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.