Powered By Blogger

sábado, 20 de outubro de 2012

O PRAZER DE TREINAR.


Faça do seu treino uma atividade de prazer

Às vezes no dia de prova, de treino ou de passeio, cruzamos com betetistas com o rosto carregado de seriedade e o semblante cheio de preocupação. Alguns parecem mesmo estar indo a uma batalha de vida ou morte.

É bom que não esqueça que foi você e mais ninguém que optou por praticar desporto e mais concretamente BTT! Deixando de lad...
o os atletas profissionais, que além de viverem do desporto, ainda têm de dar satisfação aos patrocinadores, os amadores, como somos quase todos, deveriam estar muito felizes no dia da competição ou treino. É a oportunidade que se tem de confraternizar com outros colegas, encontrar velhos amigos e o melhor de tudo…fazer novos amigos.

Durante o ano são quilómetros e quilómetros de trilhos, horas e mais horas de corrida. Tudo isto de nada vale se em vez de colocarmos em primeiro lugar a nossa satisfação e prazer em praticar desporto, perseguirmos resultados muitas vezes acima de nossa capacidade ou termos um sentimento hostil para com nossos adversários. Não é essa a proposta do BTT ou qualquer outra modalidade.

Desporto, seja ele qual for, deve ser antes de tudo um prazer, uma actividade saudável e cercada de amigos sempre que possível. Aqui vão algumas dicas para tornar os treinos e provas mais agradáveis.

Sempre que possível, combine treinos com amigos. Em especial treinos longos em estradas ou trilhos. Bons amigos deixam o treino mais agradável.

Aproveite para colocar a conversa em dia e combinar mais treinos para a semana.

Quando for a provas, em vez de ir sozinho, você pode combinar uma viagem com amigos. Tirem fotos, passeiem pelo local, aproveite a viagem até ao local da prova para se divertirem. Além de mais divertido, viajar em grupo pode ser mais barato também.

Para provas mais distantes da sua localidade, reúna os amigos e adicione um pouco de aventura em sua viagem, conhecendo juntos as atracções turísticas da região. Tire um pouco o “foco” da prova e aproveite para fazer um pouco de turismo.

A rotina mata. Varie as provas em que participa durante o ano. Tem a liberdade de se inscrever nas provas que deseja. Inclua no seu calendário provas que nunca disputou antes.

Muitos betetistas têm o infeliz hábito de treinar sempre no mesmo local. Que desperdício de tempo! Tem tantas opções para escolha. Procure treinar em lugares diferentes, correr em circuitos diferentes, até mesmo trilhos no campo e estradas de terra. Visite um parque diferente na sua localidade. Além de ser um estímulo, treinar num novo local, novos caminhos e rotas com diferentes dificuldades e relevos enriquecem o seu treino.

Combine com outros betetistas de outras zonas, treinos na região onde eles vivem. Além de uma maior integração com outros atletas, você vai conhecer um novo lugar, novos caminhos e dificuldades. Convide para virem treinar na sua zona também.

Experimente percorrer os trilhos de treino no sentido inverso. Vai ficar surpreendido de como eles vão parecer diferentes. Ao fazer treinos longos de baixa intensidade, aproveite para admirar a paisagem.

Lembre-se sempre: O mundo é maior para os curiosos. A bicicleta é antes de tudo um veículo. Aproveite essa vantagem para conhecer lugares onde nunca esteve antes e faça de seu treino uma actividade feliz e onde sinta prazer.

TonY

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.