Powered By Blogger

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Altos e Baixos na Saude.

Em todo o lado, há alguns anos os termômetros registram invernos atípicos, com temperaturas elevadas. Este cenário, frutos de tempos de aquecimento global, no entanto, não muda uma realidade corriqueira nessa época do ano: o aumento da incidência de doenças respiratórias.
O aumento de doenças respiratórias, diferentemente do que as pessoas imaginam, não está ligada a baixas temperaturas, mais do que o frio, a mudança brusca de temperatura provoca uma redução da resistência de nosso organismo. Assim, aquela frente fria com força suficiente para avançar e estragar o fim de semana de sol em pleno inverno gera mais do que frustração. Abre as portas para que inimigos invisíveis ganhem terreno. Para combatê-los é preciso agasalhar-se adequadamente, ter uma dieta balanceada, dormir o suficiente para sentir-se revigorado e evitar bebidas alcoólicas.

A maior concentração de poluentes nos grandes centros, provocada pelas inversões térmicas, causa irritação das vias respiratórias, facilitando a contaminação por vírus e bactérias. Paralelamente, o clima seco, comum em muitas regiões nessa época do ano, torna a secreção que recobre a mucosa do aparelho respiratório, reduzindo a sua ação protetora. Esse fator é agravado em ambientes com ar-condicionado central. Uma forma de reduzir os efeitos é aumentar a ingestão de água, mesmo sem sentir sede.
Tirar do guarda-roupa aquelas jaquetas e casacos sem uso há muito tempo também representa um risco. Exatamente em virtude do longo período sem utilização, as peças ficam impregnadas de mofo e de pó, elementos capazes de aumentar a irritação das vias respiratórias. A solução, portanto, é lavar as roupas de inverno do ano anterior antes de voltar a usá-las.
Entre os inimigos beneficiados por todos esses fatores, os mais comuns são os vírus da gripe e da constipação. Apesar do mal-estar gerado, o organismo humano é capaz de combatê-los e eliminá-los em alguns dias. O risco está no fato de facilitarem o contágio de doenças mais graves, como a sinusite e a pneumonia. Portanto, observe as seguintes recomendações, para não entrar numa fria:
  • Beba dois litros de água diariamente
  • Evite locais fechados e de grande aglomeração
  • Não fume e mantenha distância dos fumadores
  • Faça refeições balanceadas
  • Não abuse de bebidas alcoólicas
  • Durma o tempo necessário para sentir-se revigorado
  • Lave as roupas de inverno antes de usá-las
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.