Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Please, Mr. Postman!

BBC
Um britânico decidiu criar o seu próprio serviço de correios, entregando cartas numa bicicleta com ar de antiguidade, na cidade de Bude, em Cornwall, no sudoeste da Grã-Bretanha.
Graham Eccles começou o negócio depois que o Royal Mail anunciou um aumento no preço das tarifas. Eccles decidiu entregar cartas no mesmo dia ou no dia seguinte em sua região por 25 pence por carta (R$ 0,72), menos da metade do preço cobrado pelo Royal Mail.
Clique na imagem acima para ver o vídeo produzido pela BBC (em português).
Outro objetivo dele é colocar caixas de coletas em escolas, para que as crianças escrevam cartas umas às outras, como forma de aumentar o interesse pela escrita.
A bicicleta parece uma penny-farthing, e tem chamado a atenção pelas ruas tanto quanto o serviço eficiente e rápido de correios.
Eccles diz que não é uma penny farthing legítima, mas um uniciclo adaptado. E não é mesmo! A foto abaixo é de uma verdadeira penny farthing
E esta ilustração mostra melhor como o volante era bem diferente da bicicleta do carteiro:
Este modelo de bicicleta recebeu o apelido de penny farthing por causa de duas antigas moedas britânicas, de tamanhos diferentes:
farthing - 1901
penny - 1897
as fotos acima, tiradas de Coins of England and Great Britain, não são comparativas. Mas esta foto, feita com moedas mais recentes, deixa óbvio que o apelido tem tudo a ver!

Um boa ideia esta do Graham Eccles! Quem usa os serviços da bicicleta-correio valoriza a economia local e ainda poupa  dinheiro. O mesmo dinheiro que deu apelido ao modelo de bicicleta usada para entregar cartas!

MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.