Powered By Blogger

sábado, 2 de junho de 2012

Pedalando com segurança.

Ao longo da gravidez o corpo sofre diversas modificações, mas é entre o 4º e 5º mês que as mudanças estéticas tornam-se mais visíveis. Os seios crescem e ficam mais pesados e a barriguinha aumenta. Você pode não notar, mas essas mudanças alteram o funcionamento do seu corpo, fazendo com que você ande, sente e se levante de uma cadeira de forma diferente, por exemplo.
Pensando nas futuras mães e na preocupação em manter-se bela e ter uma gravidez saudável, aqui ficam algumas informações e dicas sobre o assunto.
Durante a gestação, quanto mais em forma você estiver, melhor será para você e o bebê. Exercitar-se dá mais disposição, diminui o inchaço nos pés e pernas, além de auxiliar no controle adequado do peso.
Sabe qual é uma das melhores maneiras de fazer exercícios regularmente sem precisar ir ao ginasio? Pedalar! Por mais incrível que pareça, andar de bicicleta pode ser mais fácil e exigir menos esforços que a caminhada, durante a gravidez.
Pedalar, seja ao ar livre ou na ergométrica, alivia o peso sobre as pernas, prevenindo varizes, comuns durante a gravidez. Também aumenta seu tônus muscular e a força de suas pernas e músculos pélvicos. Ficar em posições de joelho ou de cócoras, por exemplo, é outra atividade fácil de praticar. Exercitar esses músculos e articulações torna-os mais flexíveis, o que ajuda a abrir a cavidade pélvica, fator essencial para um parto normal mais suave e menos doloroso. Além disso, seu abdômen é fortificado, reduzindo o ganho de peso e a pele flácida após o parto.
Quando o bebê começa a crescer, o músculo do diafragma fica comprimido e acelera a freqüência respiratória da mãe para garantir que o volume ideal de ar chegue aos pulmões. O centro de gravidade também é alterado: fica mais adiantado, acentuando a curvatura lombar e causando hiperlordose, fonte das dores nas costas. E por isso, é exigido que as mães estejam preparadas, reduzindo os fatores negativos das mudanças.
Com todas essas mudanças na anatomia da futura mãe, a panturrilha fica sobrecarregada, pois passa a fazer mais esforço físico para manter o equilíbrio postural e bombear sangue venoso, causando as cãibras na batata da perna. Pedalar auxilia no retorno venoso e na profilaxia das varizes, diminuindo as cãibras.
Pedalando você também aumenta sua capacidade cardiorrespiratória, uma vez que o útero necessita de maior irrigação sanguínea que o normal.
A grande preocupação de quem pretende praticar ciclismo não é a atividade em si, mas o risco de quedas. Com a gravidez, seu centro de gravidade é alterado, o que afeta sua postura e seu equilíbrio, já que seu corpo passa atender para frente, provocando as dores nas costas e o cansaço. O ideal é fazer pequenas modificações na sua bicicleta a fim de garantir maior conforto e segurança durante as pedaladas. Veja algumas dicas:
.
• Subir o volante, e se necessário, modificar o avanço e espigão. Isso ajudará a manter uma postura mais ereta e confortável durante as pedaladas, não causando dores nas costas e no nervo ciático.
• Um selim mais largo, próprio para mulheres – almofadado e com um furo no meio para reduzir o atrito em áreas sensíveis e mantê-las mais arejadas.
• Uso dos equipamentos de proteção, como capacete, joelheira, entre outros.
.
Outros fatores importantes que a futura mãe deve levar em conta durante o exercício são: o uso de roupas leves e confortáveis; manter-se bem hidratada antes, durante e após o exercício e escolher percursos em ambientes amenos. Se a gestante apresentar uma alta temperatura interna do corpo e órgãos, isso pode causar malefícios ao bebê, principalmente no primeiro trimestre de gestação, período de formação do feto.
No segundo e terceiro trimestre é aconselhável diminuiro ritmo do exercício, pois o coração e os pulmões trabalham mais do que o usual, para oxigenar e fornecer sangue paraa mbos. Portanto, você ficará sem fôlego mais facilmente neste período. Além disso, deve buscar rotas nas quais se sinta mais segura, de preferência longe do transito de carros e em terrenos planos. Os exercícios podem ser feitos de duas a três vezes por semana e o tempo ideal de pedalada varia de acordo com a disposição da futura mãe.
Se algum desses sintomas aparecer, pare com os exercícios e procure seu médico para orientações detalhadas:
.
• Sangramento vaginal
• Falta de fôlego
• Tontura ou sensação de desmaio
• Dores de cabeça
• Dor no peito
• Fraqueza muscular
• Inchaço (pode indicar um coágulo sanguíneo)
• Contrações
• Diminuição do movimento fetal
• Libertação de líquidos vaginais
.
Vale lembrar que é indispensável consultar seu médico antes de iniciar qualquer atividade física para saber se está apta ou não a fazer exercícios. Além disso, é essencial o acompanhamento de um profissional especializado, seja personal trainer ou fisioterapeuta, que poderá indicar quais atividades são mais apropriadas ao seu estágio de gravidez, alterando o programa de exercício conforme a necessidade. Respeitar os limites da freqüência cardíaca e do esforço de cada mamãe é mais importante do que simplesmente pedalar ou praticar exercícios.
.
Sonia Baptista Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.