sábado, 5 de novembro de 2011

Biblioteca de Bicicletas

A maioria de nós conhece bibliotecas que emprestam livros. Mas você conhece uma biblioteca que empresta bicicletas? uma bicicleteca**?

Existe, sim, e fica em Londres.

O conceito inovador consiste em uma coleção de bicicletas à disposição para você escolher um modelo e dar uma volta experimental.

Quem precisar de ajuda para escolher, pode pedir  conselhos aos “bibliotecários” especializados em tudo que diz respeito a bicicletas.
Existem sete tipos de bicicletas à escolha:
• dobrável
• MiniVelo (bicicleta compacta aro 20 para adultos)
• fixa/single speed
• feminina, com freio contrapedal
• masculina, com freio contrapedal
• cargueira
• elétrica

o que torna mais fácil encontrar um modelo adequado – ou testar aquela bicicleta que você nunca pensou em ter uma!
Uma vez que feita sua escolha, você pode pegar a bicicleta emprestada por alguns dias, pagando uma pequena taxa. Depois disto, se você testou, gostou e decidiu que gostaria de ter a bicicleta  permanentemente, você pode comprá-la diretamente do fabricante, ali mesmo na bicicleteca**.

A biblioteca fica dentro de um daqueles típicos ônibus londrinos de dois andares, que foi convertido e adaptado.

No térreo fica a coleção de bicicletas emprestáveis e uma lojinha com roupas e acessórios. O segundo andar é uma área de estar, com uma coleção de livros (afinal é uma biblioteca!), livros sobre bicicletas, claro.

A ideia “pegue emprestado e se gostar compre” não é nova. Algumas empresas fazem isto, como a Foffa Bikes, por exemplo. Mas é preciso reconhecer o talento criativo de fazer nos moldes de uma biblioteca, e dentro de um ônibus de dois andares!
Vi a notícia no blog London Cyclist.
Com outras informações do Inhabitat.com e do psfk.com


MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.